You are currently viewing Alimentação para Covid-19 as vitaminas A, C, E.

Alimentação para Covid-19 as vitaminas A, C, E.

Para ajudar o nosso sistema imunitário, na sua luta conta o vírus Covid-19 deveremos ingerir alimentos com ação anti-inflamatória e antioxidante, que podemos encontrar nos micronutrientes como as vitaminas A, C, E. Aqui fica uma lista de alimentos ricos nestes micronutrientes.

Alimentos ricos em vitaminas A:

A vitamina A tem como funções manter a saúde da visão, da pele e dos cabelos, fortalecer o sistema imunológico e garantir o bom funcionamento dos órgãos reprodutivos. Os alimentos ricos em Vitamina A são principalmente fígado, gema de ovo e óleos de peixes. Os vegetais como cenoura, espinafre, manga e mamão também são boas fontes dessa vitamina porque contêm carotenoides, substâncias que no organismo serão transformadas em vitamina A.

Alimentos ricos em vitaminas C

A vitamina C e a E são as principais responsáveis pela função antioxidante. A vitamina C reforça o sistema imunitário e previne infeções. Os alimentos que contém vitamina C são hortícolas e frutícolas tais como salsa, couve-galega, couve-de-bruxelas, couve-portuguesa ou penca, pimento, grelos de nabo e de couve, agriões, couve-flor, kiwi, papaia, couve-lombarda, coentros, couve-roxa, laranja, limão, castanha, morango, toranja, brócolos, couve-branca, clementina, nectarina, espinafres.

Alimentos ricos em vitaminas E

A sua fonte são maioritariamente alimentos de origem vegetal ricos em gordura. Sendo uma vitamina lipossolúvel precisa de gordura para ser bem absorvida no intestino. Pode ser encontrada em alimentos como sementes de girassol, avelãs, amêndoa, castanhas, abacate, azeitona, nozes e kiwi. Pode também encontrar vitamina E no salmão, bacalhau e ovo cozido.

Usem e abusem destes nutrientes e mantenham-se saudáveis!

Catarina Carvalho.