You are currently viewing Alimentação para Covid-19 – Reforço do Sistema Imunitário

Alimentação para Covid-19 – Reforço do Sistema Imunitário

Nesta época conturbada temos algo sempre presente à mesa: o que devemos comer para reforçarmos o nosso sistema imunitário e assim ajudarmos o nosso sistema a combater este vírus?

Comecemos por perceber o que é um vírus e qual o seu comportamento.

Um vírus é formado por uma estrutura proteica e é considerado um parasita que vive de coabitar e infetar células através da multiplicação e destruição. Normalmente, e dependendo do tipo do vírus, tem um tempo de duração no nosso corpo até ser eliminado pelo nosso sistema imunitário, criando imunidade àquela espécie de vírus. Como o tempo de duração do vírus no nosso corpo é curto, é difícil criar uma vacina para o tipo de vírus que infeta o hospedeiro. Os vírus vão sempre desenvolvendo as suas próprias defesas de maneira a perpetuarem a sua própria existência, tornando-os diferentes uns dos outros.

No caso do covid-19, a sua particularidade é a infeção dos pulmões, criando pneumonias. Em resposta ao vírus, o nosso corpo desenvolve substâncias agressivas que, combinadas com a pneumonia, criam um quadro de insuficiência respiratória.

Então, para reforçarmos o nosso sistema imunitário contra este vírus deveremos ingerir alimentos com ação anti-inflamatória e antioxidante, que podemos encontrar nos micronutrientes como as vitaminas A, C, E.

Botão ou link saber mais com texto vitaminas A, C, E  o link é para o blog 2

Ajudem o vosso sistema imunitário a cuidar da vossa saúde!

Catarina Carvalho.